Nós, do Movimento Voz aos Invisíveis, organizado pelo GRAD e com o apoio da embaixadora Alexia Dechamps e de um coletivo de artistas e cidadãos engajados, exigimos que os animais sejam, finalmente, incluídos como parte fundamental e explícita nas discussões e políticas da COP30.
Na COP30, o mundo se reúne para debater o futuro. Fala-se sobre nosso risco, nossas casas, nossa economia. Mas há um silêncio ensurdecedor sobre as bilhões de vidas que a crise climática já ceifa.
Animais – domésticos, rurais e silvestres – morrem no fogo, na inundação, na seca. No último grande evento na Austrália, quase 3 BILHÕES de vidas foram impactadas. No Pantanal, somente em 2020, 17 MILHÕES de vertebrados foram perdidos. Em 2023, a Amazônia viu mais de 330 botos e tucuxis morrerem devido a uma seca e aquecimento da água extremos. E em 2024, no Rio Grande do Sul, dezenas de milhares de seres vivos sofreram com as inundações.
Eles são as primeiras vítimas, mas seguem INVISÍVEIS nas mesas de debate.
Este antropocentrismo no enfrentamento da crise climática é insustentável e inaceitável. A verdadeira resiliência climática exige a proteção de todos os seres vivos e de seus ecossistemas. A omissão deliberada da pauta animal nos tratados, financiamentos e planos de adaptação é uma falha moral e estratégica.
Portanto, apelamos para que os líderes da COP30:
INCLUAM formalmente o bem-estar e a proteção animal nos textos de decisão e acordos finais da COP30, reconhecendo-os como componentes críticos da mitigação, adaptação e gestão de perdas e danos.
DIRECIONEM investimentos e planos de financiamento para fortalecer a capacidade de resgate e cuidado de animais em desastres climáticos, em colaboração com organizações como o GRAD.
DESENVOLVAM indicadores e metas específicas para a proteção da biodiversidade e da fauna nos planos climáticos nacionais (NDCs), garantindo que a vida animal não seja mais uma "externallidade" ignorada.
RECONHEÇAM publicamente o papel essencial dos ecossistemas e da vida animal na manutenção do equilíbrio climático, incentivando a pesquisa e a implementação de soluções baseadas na natureza.
Os INVISÍVEIS CHEGARAM à COP30. É hora de OUVI-LOS e VÊ-LOS.
1 pessoas assinaram hoje

Deus ABENÇOE!
Os animais merecem ser protegidos.
Os animais existem e merecem respeito! São vidas e toda vida importa!
Isso precisa acabar urgente.
Eles não tem voz, mas nós sim!