Regulamentação da Quiropraxia no Brasil
Petição criada em
07/09/2025
Responsável pela petição
Quiropraxia Sem Fronteiras
Sobre essa petição

INTRODUÇÃO

Quiropraxia é uma profissão da saúde reconhecida internacionalmente, fundamentada em evidências científicas, que detecta, previne, e corrige disfunções do sistema neurológico por meio de ajustes vertebrais. No Brasil, apesar de termos 5 cursos superiores de Quiropraxia aprovados pelo MEC e sermos o 2º país com mais graduações no mundo, a profissão ainda não é regulamentada. Isso permite que profissionais sem formação adequada realizem procedimentos de risco, colocando a população em perigo e desvalorizando os mais de 2.000 quiropraxistas graduados que lutam por reconhecimento há mais de duas décadas.


O PROBLEMA

  1. Falta de Regulamentação:

    • Apesar de os cursos serem reconhecidos pelo MEC, a profissão não tem amparo legal, permitindo que pessoas sem formação exerçam a prática ilegalmente.

    • Isso viola as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda formação superior específica para garantir segurança aos pacientes.

  2. Projetos de Lei Paralisados:

    • Dois projetos de lei (PL 114/2015 e PL 597/2020) tramitam no Congresso desde 2001, sem avanços. A demora prejudica tanto profissionais qualificados quanto a população que precisa de cuidados especializados.

  3. Riscos à Saúde Pública:

    • Aplicar técnicas quiropráticas sem formação acadêmica pode causar sérias lesões, especialmente em grupos vulneráveis (gestantes, idosos, crianças).


HISTÓRICO E CONTEXTO

  • Origem Global: A Quiropraxia nasceu nos EUA em 1895 e chegou ao Brasil há 25 anos, sendo representada pela Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) e pela ONG Quiropraxia Sem Fronteiras (QSF).

  • Formação Acadêmica:

    • O curso superior tem 4 anos de duração e inclui disciplinas como anatomia, fisiologia e biomecânica, seguindo padrões internacionais.Ao concluir o curso, o profissional recebe o título de Bacharel em Quiropraxia, garantindo qualificação técnica e ética para atuar com segurança.

    • Hoje, há 5 cursos no Brasil (todos em universidades particulares), formando profissionais capacitados para atuar com segurança.Infelizmente, todos os 5 cursos existentes hoje são oferecidos por universidades particulares – um cenário que precisa mudar para democratizar o acesso à formação em quiropraxia.

  • Benefícios Comprovados:

    • A Quiropraxia promove saúde coletiva ao corrigir subluxações vertebrais, melhorando a função do sistema nervoso e prevenindo dores crônicas, além de auxiliar no tratamento de traumas físicos e estresse.


QUEM SOMOS

Somos a ONG Quiropraxia Sem Fronteiras (@ongquiropraxiasemfronteiras), fundada em 2020 durante a pandemia, com a missão de levar atendimento quiroprático gratuito a comunidades vulneráveis:

  • Atendemos grupos historicamente excluídos, como comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais e moradores de periferias urbanas.

  • Profissionais envolvidos: Mais de 2.000 quiropraxistas graduados, muitos com especializações no exterior (EUA, Alemanha, Chile, Peru).

Nossa Luta:

  • Queremos que a profissão seja exercida exclusivamente por graduados, garantindo segurança e alinhamento com as diretrizes da OMS.

  • Buscamos a integração da Quiropraxia ao SUS para ampliar o acesso à saúde preventiva e de qualidade.


PEDIDOS CONCRETOS

Exigimos que o Congresso Nacional e o Ministério da Saúde:

  1. Aprovem urgentemente o PL 114/2015 e PL 597/2020 para regulamentar a profissão.

  2. Reconheçam o Bacharelado em Quiropraxia como formação obrigatória para exercer a atividade.

  3. Fiscalizem práticas ilegais, protegendo a população de procedimentos inseguros.

  4. Incluam a Quiropraxia no SUS para democratizar o acesso a cuidados quiropráticos.


CHAMADO FINAL

Assine agora para:
🔹 Proteger pacientes de procedimentos perigosos.
🔹 Valorizar profissionais qualificados.
🔹 Garantir saúde preventiva para milhões de brasileiros.

Assine, Compartilhe e pressione o poder público!
#RegulamentaQuiropraxia

Por que assinar?
Luan Jefferson
27/07/2025

Muito bom projeto

Danielle
27/07/2025

Que vocês retorne muitas e muitas vezes no Santa Marta

Roberta
27/07/2025

Gostaria de agradecer essa oportunidade q vcs trazem pra nossa comunidade

Carlos
27/07/2025

Ótimo tratamento

PAULO
27/07/2025

Eu sinto dor na lombar 24 horas

1,099assinaturas
20,000Meta

0 pessoas assinaram hoje

Assinar este abaixo-assinado
Nome
Sobrenome
E-mail
País
Comentário
ASSINAR ESTE ABAIXO-ASSINADO
Últimas assinaturas
Anônimo assinou em 05/08/2025
Vitor assinou em 27/07/2025
Luan Jefferson assinou em 27/07/2025
Sabrina assinou em 27/07/2025
Fabio assinou em 27/07/2025
Anônimo assinou em 27/07/2025
Anônimo assinou em 27/07/2025
Danielle assinou em 27/07/2025
Léa Maria assinou em 27/07/2025
Léa Maria assinou em 27/07/2025