Doare

Vozes da ancestralidade dos 6 biomas do Brasil

Pré-Marcha das Mulheres Indígenas

Vozes da ancestralidade dos 6 biomas do Brasil

Pré-Marcha das Mulheres Indígenas

A luta das mulheres indígenas segue com força e proteção ancestral, em luta pelos nossos direitos e defesa das nossas vidas e territórios. 


Desde a criação da ANMIGA e da II Marcha das Mulheres Indígenas, em 2021, as mulheres avançam a passos largos na construção de sua história e lugar político. Em 2022, através da Caravana das Originárias da Terras, a ANMIGA cruzou 27 territórios brasileiros, mobilizando as mulheres indígenas de todos os biomas do Brasil. Ocupamos a política através da Bancada do Cocar, que contou  com 7 candidaturas de mulheres como Deputadas Federais e 10 candidatas como Deputadas Estaduais, e testemunhamos a vitória histórica das nossas Mulheres Terra, com a eleição das deputadas federais Sonia Guajajara (SP, PSOL), Célia Xakriabá (MG, PSOL) e a criação do Ministério dos Povos Indígenas. 


E para continuar fortalecendo e ecoando nossas vozes em espaços de poder no ano de 2023, a ANMIGA e as Mulheres biomas do Brasil,  se organizam para a Pré-Marcha das Mulheres Indígenas, que ocorrerá nos dias 29 de janeiro a 01 de fevereiro, em Brasília - DF, com o objetivo de debater coletivamente perspectivas de incidências em espaços como no Ministério dos Povos Indígenas, Congresso, FUNAI e SESAI, bem como estimular debates para construir a III Marcha das Mulheres Indígenas, prevista para setembro de 2023. 


Portanto, levando em consideração a dimensão territorial do Brasil, e da pluralidade das Mulheres Indígenas (Terra, Raiz e Semente) da rede ANMIGA que estão articuladas entre os 6 biomas do Brasil, a Pré-Marcha é um importante momento de encontro para a organização e planejamento de estratégias orientadoras de ações para o ano de 2023. 


Nós da rede ANMIGA, convocamos todes a apoiar as mulheres TERRA, RAIZ E SEMENTE, dos seis biomas do Brasil, a dar continuidade na construção de uma governança que respeite a nossa existência.


Apoie as mulheres indígenas!


© 2023

DOARE GESTAO FINANCEIRA LTDA ME. / CNPJ: 17.094.702/0001-84

R. Francisca Luísa Viêira, 53 - Lagoa da Conceição, Florianópolis - SC, 88062-140

Google Safe BrowsingCertificado SSL