+ Piúva Rosa - Fogo

por RPPN Neivo Pires I e II

Pantanal

Pantanal

Proteção de espécies

Proteção de espécies

6 - Água potável e Saneamento

6 - Água potável e Saneamento

13 - Ação contra a mudança global do clima

13 - Ação contra a mudança global do clima

Gallery Image - 0
Gallery Image - 1
Gallery Image - 2
Gallery Image - 3

O projeto possibilitará a aquisição de equipamentos de combate a incêndio com maior poder de liberação de água e eficiência, como motores e bombas de água de alta pressão, desenvolvidas para irrigação e combate a incêndios florestais. Devido à sua característica, podem ser adaptadas e assentadas no espelho d'água de lagoas e corpos d'água e pode bombear água diretamente da fonte de água sem a necessidade de paradas para de abastecimento. Também pode ser movido para diferentes pontos ao longo da área e colocada em tono de corpos d’agua. Pode aumentar muito a capacidade de combate a incêndios existentes, prevenir novos incêndios aumentando no solo a umidade da vegetação próximo às linhas de fogo e evitar o reaparecimento do fogo.

 Os esforços no terreno vêm de profissionais, do Prev Fogo, voluntários e brigadistas que trabalham de forma coordenada com equipamentos individuais como, abafadores e bombas costais (flappers e back pumps), que também serão adquiridos , tais esforços têm maior frequência.

A utilização de aviões e helicópteros no combate a incêndios é de extrema importância como medida de reforço. No entanto, tal o equipamento não pode permanecer em uso o tempo todo devido a restrições operacionais e de custo. Eles são usados de forma intermitente, fornecendo resultados excelentes de tempos em tempos.

Segundo a UNESCO, o Pantanal é extremamente importante para a conservação da diversidade biológica e seus diversos habitats compreendem cerca de 80 espécies de mamíferos, 650 espécies de aves, 50 de répteis e 300 de peixes. Algumas espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo são atuais, incluindo o tatu-canastra (Priodontes maximus), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), a ariranha (Pteronura brasiliensis), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) e a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus). Em destaque, a maior população de onças-pintadas (Panthera onca) conhecida mundialmente vive neste território, um conjunto de Reservas Privadas, e o Parque Estadual do Rio Negro - MS. A biodiversidade e o potencial de conservação foi motivo decisivo para a UNESCO conceder o título de Reserva Biosfera e de Patrimônio Natural da Humanidade.