Casa de Sementes: O ouro do Cerrado

por Rede Bartô

Cerrado

Cerrado

Agricultura

Agricultura

5 - Igualdade de Gênero

5 - Igualdade de Gênero

Gallery Image - 0
Gallery Image - 1
Gallery Image - 2
Gallery Image - 3

O Grupo “As Donas do Cerrado” formado por mulheres, tem se destacado nos Assentamentos de Reforma Agrária historicamente apoiados pela Rede Bartô. Esse destaque vem de uma atuação firme e amparada por capacitações que ampliam a capacidade dessas mulheres no protagonismo para ações de restauração, que envolvem: mutirão de coleta e plantio de sementes, gestão de viveiros formados por espécies nativas do Cerrado e o processamento dos frutos para os diferentes preparos de receitas que se utilizam dessas maravilhas que a natureza do Cerrado tem para nos ofertar.

 

Com exceção da técnica de restauração conhecida como Regeneração Natural, todas as outras, sobretudo a de Plantio de Mudas Nativas e a de Semeadura Direta são dependentes da pré-existência de sementes viáveis que possam colonizar e crescer para cumprir a função de restauração. Para o bom armazenamento das sementes coletadas é fundamental que exista um ambiente adequado e construído com a funcionalidade necessária para que as sementes germinem e se transformem em plantas úteis a restauração.

 

Assim, o Projeto pretende construir uma Casa de Semente no campo, capacitar as Donas do Cerrado para que elas possam coletar sementes no ambiente natural onde elas vivem e praticam a agricultura; beneficiá-las e armazená-las para que estejam aptas para a restauração dos ecossistemas do Cerrado, com a possibilidade de serem trocadas e/ou comercializadas no mercado de sementes das espécies do Cerrado.